The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Casais não planejadores

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Casais não planejadores  


A fecundidade (623-1) do casal depende do seu comportamento reprodutivo1. Deve-se distinguir entre casais que planejam2, isto é, tentam regular e espaçar o número de filhos(612-1 *) ou o nascimento deles, e casais não planejadores3. O planejamento familiar4 ou planejamento da família4 possui um significado mais amplo que o de limitação da família4 que se refere a esforços para não exceder o número de filhos desejados5. Os termos controle da natalidade6, regulação dos nascimentos6 regulação da fecundidade6 e prevenção de nascimentos 6 usam-se, freqüentemente, como sinônimos. Não se restringem às atividades de pessoas casadas unicamente e se aplicam ao comportamento relativo à dimensão final da família evitando que o número de filhos tidos seja maior ao número desejado. É conveniente diferenciar o comportamento reprodutivo resultante da vontade do casal e de decisões de foro íntimo, daquele resultante de imposição de medidas restritivas.

  • 4. Uma classificação segundo a condição de planejamento familiar diferencia os casais que tentam -ou não- regular o número e espaçamento dos filhos. Para planejar o número de filhos, alguns casais empregam o método Ogino-Knauss (628-4) para assegurar a concepção na época desejada, isto é, mantêm relações sexuais durante o período da ovulação.
  • 5. Nascimentos não desejados são os que acontecem depois que o tamanho final de família desejado pelo casal tem sido atingido. São diferentes dos nascimentos não planejados que acontecem no momento não desejado, e/ou, talvez, fora do casamento. Usa-se, indiferentemente número de filhos desejado ou número desejado de filhos.



More...