The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Calendários históricos

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Calendários históricos  


A idade1 é uma outra característica fundamental na estrutura da população. Geralmente ela é expressa em anos ou anos e meses. No caso de crianças ela pode ser dada em meses e dias ou em anos e frações do ano. Os demógrafos normalmente utilizam a idade arredondada, considerando o número de anos completos2, ou seja, a idade desde o último aniversário3. Eventualmente, as estatísticas demográficas se referem à idade a ser completada no ano4, que são utilizadas em algumas aplicações atuariais, considerando a idade a ser completada até o próximo aniversário como um ano inteiro, podendo ser denominada idade a ser completada5. Nos censos ou registros vitais, costuma-se utilizar a idade cumprida6. O termo idade exata7 é utilizado particularmente para o cálculo das tábuas de vida para representar o ponto no tempo no qual o indivíduo atinge determinada idade, no momento de seu aniversário. Os quesitos censitários incluem informações como data de nascimento, idade completada no último aniversário ou a idade simples sem maiores detalhamentos. Quando os indivíduos não sabem sua idade cronológica, podem ser utilizados calendários históricos8ou calendários de referência8 para se estimar as idades, que consiste em uma lista de eventos históricos com data conhecida para subsidiar a aproximação da idade com referência a estes eventos.

  • 2. Deste modo, grupos de idade (325-2) são normalmente expressos em anos completos e o grupo de idade 6-13 anos inclui os indivíduos cujas idades exatas (322-7) estão contidas entre 6 e 13 anos.


More...