The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Atestado de óbito

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Atestado de óbito  {{{CompleteIndexTerm}}}


As estatísticas de mortalidade geralmente são compiladas com base em registro de óbitos (cf. 211-). Geralmente, quando ocorre um óbito emite-se um atestado de óbito1 ou declaração de óbito1; as estatísticas são, portanto, compiladas com base nas informações dadas por estes atestados ou declarações de óbito. Em alguns países faz-se dintinção entre a declaração médica de óbito2, que é emitida pelo médico que atendeu a pessoa falecida, e o atestado de óbito emitido pelo cartório de registros para fins legais.

  • 1. As primeiras estatísticas de mortalidade na Inglaterra foram compiladas com base nas listas de mortalidade que eram geralmente baseadas nos registros funerários. Em países em que os registros vitais são deficientes, as estatísticas podem ser obtidas por técnicas de amostragem; nestes casos, são feitas perguntas em relação a um período de referência, geralmente o ano anterior ao inquérito; as estimativas indiretas de mortalidade se fundamentam em perguntas, tais como o número de filhos sobreviventes entre os filhos tidos (637-2) e a condição de orfandade ou condição de viuvez.


{{Lang_more_-{{{Lang}}}}}