The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Análise de coorte

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Análise de coorte  


A análise demográfica1 é o ramo da demografia formal que busca controlar os efeitos do tamanho e estrutura da população nos fenômenos demográficos2 e isolar os efeitos de cada um dos componentes demográficos. Ela também estuda as relações entre cada componente demográfico e como estas interagem para modificar a estrutura populacional. Uma distinção é feita entre a análise de coorte4 ou análise geracional4, que se refere ao acompanhamento, ao longo do tempo, de uma determinada coorte (cf. 117-2), e a análise transversal5 or análise de período5, que estuda os fenômenos demográficos que ocorrem dentro de um intervalo preciso de tempo (como, por exemplo, um ano-calendário), considerando diversas coortes.

  • 4. Análise de coorte é uma forma de análise longitudinal que trata de grupos de pessoas que possuem uma mesma característica. Análise de painel acompanha os mesmos indivíduos caso a caso.


More...