The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Amenorréia pós-parto

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Amenorréia pós-parto  


O período reprodutivo1 ou período fértil 1 (mulheres em idade de procriação1) começa na puberdade2. Menstruação3 - o aparecimento do fluxo menstrual4 ou regra4 nas mulheres - também começa na puberdade. A primeira menstruação é chamada de menarca5 ou, menos freqüentemente menarquia5; a menstruação cessa com a menopausa6 que, ocasional e erradamente é denominada, também, climatério6. A menopausa é um evento que acontece durante o climatério. Na prática, o período reprodutivo, convencionalmente, é delimitado, no início, na idade 15 ou à idade mínima ao casamento (504-1) e no final, às idades 45 ou 50 anos. A ausência temporária de menstruação, seja normal ou patológica, é denominada amenorréia7. Amenorréia por gravidez8 acontece depois de uma concepção, e amenorréia pós-parto9 depois de um parto.

  • 1. Os termos idade reprodutiva, idade fértil, ou, ainda, período fecundo também são usados.
  • 3. Menstruação, n. - menstruar, v. - menstrual, adj.
  • 6. Menopausa, n. - menopausada, adj. A expressão idade crítica é usada, no idioma coloquial, como sinônimo de menopausa e da fase do climatério.



More...