The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Agregado

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Agregado  


A unidade estatística1 básica em demografia é o indivíduo2 ou pessoa2. Antigamente palavras como cabeça2 e alma2 eram utilizadas, mas há muito tempo caíram em desuso. O domicílio3 é uma unidade estatística de caráter socioeconômico, constituída por indivíduos que vivem juntos. As definições estatísticas de domicílio podem variar, mas, a fim de facilitar os estudos comparativos, as recomendações internacionais conceituam o domicílio como o conjunto de pessoas que compartilham a mesma moradia (120-1) e fazem suas refeições em comum. O termo fogo3 era utilizado no passado para representar o fato de que os membros de um domicílio compartilhavam a mesma fogueira (ou lareira). As classificações de domicílios podem variar entre países e em diferentes pesquisas (inquéritos). A maior parte dessas classificações fazem distinções entre dois tipos de domicílios: domicílios particulares4 e domicílios coletivos5. Um indivíduo que vive sozinho é considerado um domicílio unipessoal6. Um agregado7 é uma pessoa diferente de um empregado doméstico, que não possui laços de parentesco com os membros do domicílio, mas que normalmente faz suas refeições com o grupo doméstico e pode ser considerado como parte do domicílio. Por outro lado, o hóspede8 ou pensionista8 normalmente não faz suas refeições com o grupo doméstico e, dependendo dos interesses da pesquisa, pode ser incluído no domicílio.

  • 4. Domicílios particulares podem ser denominados domicílios familiares quando seus membros possuem laços de parentesco.
  • 5. Domicílios coletivos podem incluir domicílios institucionais compostos por pessoas que residem em instituições como hospitais, asilos e penitenciárias. Eles podem incluir ainda pessoas sem laços de parentesco que residem em moradias coletivas (120-1*) não institucionais. As recomendações internacionais recentes restringem os termos domicílio e população residente aos domicílios particulares e os demais como pessoas que não vivem em domicílios.


More...