The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Donas-de-casa

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Donas-de-casa  


Normalmente, uma distinção é feita entre a população economicamente ativa (PEA)1 e a população inativa2 ou população não-ativa2. Geralmente, a PEA consiste nos indivíduos empregados em atividades remuneradas3. Uma atividade remunerada ou atividade econômica3 é uma atividade que contribui para a produção de renda. Trabalhadores domésticos não-remunerados (353-5) podem ser incluídos na PEA. Donas-de-casa4 em tarefas domésticas não-remuneradas, estudantes, aposentados, etc, normalmente são excluídos. Os membros da população economicamente inativa podem ser denominados dependentes5 (358-1), pois eles dependem da produção da população economicamente ativa (veja mais detalhes sobre este termo no item 358 desta seção). A razão entre a PEA e o total da população, usualmente calculada com referência a um grupo de idade e por sexo ou outra categoria, é denominada taxa de atividade6 ou taxa de participação na força de trabalho6.

  • 1. Os termos população em atividades remuneradas, trabalhadores remunerados e força de trabalho podem ser utilizados como sinônimos de população trabalhadora e população economicamente ativa.
    Para fins de mensuração estatística da população trabalhadora, pode-se utilizar o conceito de trabalhador remunerado ou de força de trabalho. De acordo com o conceito de trabalhador remunerado a população trabalhadora é definida como sendo composta por pessoas que possuem uma atividade remunerada que elas normalmente executam. De acordo com o conceito de força de trabalho ela é definida pelo grupo de pessoas que estão trabalhando em ocupações remuneradas ou buscando ou procurando um emprego durante um período específico anterior ao inquérito ou pesquisa.


More...