The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Óbitos

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Óbitos  {{{CompleteIndexTerm}}}


O estudo da mortalidade1 está relacionado com os efeitos dos óbitos sobre a população. Em termos gerais, a taxa de mortalidade2 abarca as taxas (133-4) que medem a freqüência de óbitos3. Normalmente, quando a expressão Taxa de Mortalidade é utilizada sem qualificação específica ela costuma representar a taxa bruta de mortalidade4 (veja 136-8 para uma discussão geral das taxas brutas). Ela é geralmente uma taxa anual e consiste na razão do número de óbitos ocorridos em um ano-calendário pelo número de pessoas expostas ao risco de morrer durante o mesmo período. Este número é equivalente à população média5 do período, sendo que a população no meio do período pode ser utilizada como substituto da população média, sem que haja erros substanciais, desde que a taxa de crescimento da população seja uniforme e relativamente baixa no período. Quando se estuda apenas a mortalidade de uma subpopulação (101-6) diz-se taxas específicas de mortalidade (134-6); entre as mais comuns estão as taxas específicas de mortalidade por idade e sexo6. As Taxas específicas de mortalidade por idade7, sem distinção por sexo, também são frequentemente encontradas.

  • 2. Ocasionalmente, o termo mortalidade é utilizado como sinônimo de taxa de mortalidade.
  • 3. Óbito, s. - morrer, v. - morto, n., adj..
  • 5. Quando as observações são para períodos maiores que um ano, a população média é geralmente obtida pela média de diversas estimativas do tamanho da população para cada ano. O número médio de anos-pessoa (135-6) também é utilizado como denominador.


{{Lang_more_-{{{Lang}}}}}